Constelação

Constelação Familiar

A Constelação Familiar Sistêmica foi desenvolvida pelo Bert Hellinger. Ele nasceu na Alemanha em 1925, formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Estudou, viveu e trabalhou durante 16 anos no sul da África. Tornou-se psicanalista e, por meio da Dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos hipnoterapêuticos, visitando a tribo Zulu e de todo conhecimento adquirido desenvolveu seu próprio método de Terapia Sistêmica e Familiar. e nomeou Familienaufstellen”, sua tradução é: “Colocação do Familiar”, no Brasil foi adaptado para Constelações familiares. Seu método foi levado pelo mundo inteiro, adaptado com novas técnicas, mas sempre mantendo sua base.

A constelação familiar é baseada nas três leis sistêmicas: Pertencimento Ordem ou hierarquia Equilíbrio – Dar e Receber Pertencimento Todos nós temos uma família, e independente das diferenças não devemos excluir nenhum membro.

Todos os membros do mesmo sangue e os que fizeram parte de alguma forma no sistema. Exemplo: Pais, avós, tios, primos, parentes adotados, pessoas que prejudicaram minha família, ou que minha família prejudicou, abortos, natimortos, relacionamentos passados de qualquer membro do sistema, etc.

Ordem ou Hierarquia Dentro de um sistema, a hierarquia é comandada pela precedência no tempo. Um avô tem precedência sobre um neto, um pai tem precedência sobre o filho, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo. E não podemos ocupar um lugar que não é nosso, mesmo que seja por amor ou para proteger um ente querido. Pois quando isto acontece ocorre um desiquilíbrio que pode ser passado de geração para geração.

Equilibrio - Dar e Receber Todos precisam dar e receber, se um integrante dá mais que o outro há um desiquilíbrio, seja em um relacionamento, trabalho e outros.

Benefícios da Constelação Familiar Auxilia na depressão, ansiedade, medo, luto, obesidade, nos problemas familiares, financeiros, relacionamentos, saúde, animais, empresas, templos, escolas e outros . Verificando aonde tem o desiquilíbrio, e harmonizando o sistema com palavras sistêmicas e técnicas utilizadas durante a sessão.

A pessoa ou o grupo constelado enxergará os emaranhados com outros olhos e poderá seguir adiante com um olhar diferenciado, não repetindo padrões dos ancestrais, ou de algum membro próximo. Honrando e respeitando a hierarquia do sistema. 

Clique aqui para mais informações